Cursos Magento

Alternativa ao falecido Magento Connect

Atualizado em 06 de outubro de 2022

Temos que concordar que a Magento nem sempre acerta nas suas decisões, e desta vez aposentou o tão popular Magento Connect para dar lugar ao Marketplace Magento.

O Marketplace passa a ser o local oficial para download de extensões e temas de terceiros.

A flexibilidade é provavelmente o que trouxe o Magento ao patamar que se encontra hoje. Quando você não encontra uma funcionalidade nativa, certamente alguém já desenvolveu algo. Este módulo/tema, até o último dia 15 de Setembro estava disponível no Magento Connect para pesquisa, download, ou mesmo para comprar no site do desenvolvedor ou empresa.

Agora a Magento passará a receber uma comissão pelas vendas dos módulos no Marketplace, além de trazer um processo não muito amigável para entrada no mesmo (eu pelo menos, ainda não tive paciência para ler todos os documentos).

Apesar de concordar com a comissão, a forma como o Magento Connect foi extinto, simplesmente enterrou seu mais precioso ativo: as extensões criadas ao longo desses anos e que não migraram para o novo Marketplace, sem trazer uma alternativa razoável para seus usuários.

A migração para o Marketplace não incluiu a migração automática dos milhares de módulos e extensões disponíveis, e pouquíssimas empresas e desenvolvedores migraram seus módulos até o momento.

No momento que escrevo este POST, existem apenas 810 extensões e 2 temas para Magento 1 no novo Marketplace.

O que fazer agora?

⚠️ Update: Com a extinção do Magento Connect, o Firegento (mostrado abaixo) não tem mais utilidade. Você deve usar o próprio packagist em busca de seus pacotes e usá-lo com composer, ou buscar alternativas nos fornecedores e links de módulos individuais.

Se você acompanhou o artigo sobre gerenciamento de módulos com composer, já deve conhecer o Firegento.

Enquanto os arquivos dos módulos ainda estiverem disponíveis por lá, o Firegento me parece ser a melhor opção para buscar módulos que não migraram para o novo Marketplace, ainda que nem sempre a versão mais recente seja disponibilizada.

Conhece outra alternativa? Compartilhe comigo aqui nos comentários.

Firegento - a antiga alternativa ao Marketplace Magento

Por uma boa causa, no momento errado

Agora as extensões passam por um processo mais crítico de validação, além de uma experiência melhor para os usuários (exceto quando ele não encontrar o que procura, rs).

Isso é ótimo para o lojista, que encontrará extensões melhores desenvolvidas e seguindo os padrões do Magento, com menor chance de quebrar sua loja.

Certamente a mudança é bem-vinda, mas poderia ter esperado um pouco mais, até que existissem mais módulos no Marketplace que no Magento Connect, ou trazendo uma alternativa melhor.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/alternativa-ao-falecido-magento-connect/"]