Cursos Magento

3 coisas que você precisa saber para entender como os status de pedidos funcionam no Magento

,

Atualizado em 25 de maio de 2023

Menu de configurações do Magento com destaque para opção de Status do Pedido

A maioria dos meios de pagamento permite ao lojista configurar o status do pagamento em algumas etapas do processo de compra. Por exemplo, para qual status o pedido deve ser alterado quando o pagamento for aprovado.

Antes de entender como o Status do pedido funciona, devemos entender o que são os Estados do pedido. E o estado neste caso não tem a ver com o endereço do cliente, ok?

Os status de pedido podem ser vistos como um filho de um estado de pedido. O Magento possuí 8 estados de pedidos, que não podem ser alterados ou removidos. Pelo menos não via admin. Os estados do pedido correspondem a situação atual do pedido. Os principais estados de pedido são:

  • Novo (new)
  • Pagamento Pendente (pending payment)
  • Em espera (on hold)
  • Cancelado (canceled)
  • Processando (processing)
  • Completo (complete)
  • Fechado (closed)

Cada estado do pedido corresponde a uma fase do fluxo de compra.

Diagrama com fluxo de um pedido e seus status e estados no Magento

Esta é a forma que a Magento encontrou para dar flexibilidade a criação dos status, sem perder o controle da situação em que o pedido se encontra no momento. Desta forma, na maioria das vezes o que importa internamente para o Magento é o Estado do pedido e não seu status.

Dica: No curso de administração de lojas para Magento 2, temos uma seção inteira sobre gestão de pedidos no Magento e como trabalhar corretamente com os status e estados dos pedidos.

Por exemplo, para um pedido que está como COMPLETE, o Magento sabe que ele já foi pago, e que todos os itens já foram enviados.

Um pedido que teve seu pagamento realizado tem o estado PROCESSING, e assim por diante.

Para cada situação, existe um Status padrão. Porém, você pode criar um novo status, e definir ele como o padrão para cada situação.

O que seu cliente enxerga é o Status do pedido, desta forma você pode ter um status “Em Separação” e “Pagamento Confirmado” dentro do mesmo Estado de pedido (Processing), já que os dois status só deveriam ocorrer quando o pagamento fosse confirmado.

Para gerenciar os status de pedido no Magento, basta navegar até Sistema->Status do Pedido.

Lista de status e state dos pedidos no Magento e o nome visível no frontend

Na primeira coluna temos o Status do pedido (que o cliente enxerga), na segunda temos o código interno do status do pedido, e pulando para última coluna, podemos desfazer o vínculo entre o Status e o Estado.

Repare que na terceira coluna podemos ver se este é ou não o status padrão para o estado exibido na próxima coluna.

Criando um novo status

Para criar um novo status, clicamos em “Criar Status” no topo direito e informamos o código do status (exibido na segunda coluna) e a Descrição do Status que o cliente irá ver. É possível ainda especificar a descrição específica pra cada visão de loja no grupo subsequente.

Form para criar ou editar um status

Em seguida, devemos atribuir o status ao Estado do pedido, clicando no outro botão do grid, “Atribuir Status ao Estado”.

Agora podemos selecionar a qual Estado esse novo status está relacionado, e marcar se ele será o status padrão.

Associando um status a um estado (state) no Magento

Neste caso eu quero associar a um pedido pago, mas não quero que seja um status padrão, pois nem todos os meios de pagamento da minha loja quando pago, terão esse status, somente o pagamento com cheque. Depois eu poderei selecionar o status que criei nas configurações do meu módulo de pagamento em Sistema->Configurações->Formas de Pagamento->Cheque (ou outro meio).

Para entender melhor qual Estado devemos usar, aproveite o gráfico abaixo. É bem antigo, mas ainda uso ele como apoio para visualizar as tomadas de decisão.

Diagrama mostrando o status padrão no ciclo de vida de um pedido dentro do Magento
Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/3-coisas-que-voce-precisa-saber-para-entender-como-os-status-de-pedidos-funcionam-no-magento/"]