Cursos Magento

Certificação Magento: material de estudo

, , ,

Atualizado em 11 de abril de 2021

Ser um profissional certificado Magento é sem dúvida um grande passo para se destacar no mercado. Se você já é um desenvolvedor(a) Magento, mesmo que não certificado, sabe que não é difícil conseguir boas ofertas de emprego ou mesmo de projetos, seja dentro ou fora do Brasil. No entanto, a certificação pode dar uma mãozinha…

Para que serve uma certificação?

Via de regra, a certificação Magento, ou qualquer outra certificação não garante que o profissional possuí maior ou menor nível de conhecimento que outros – isso sem falar no mercado de venda de provas e gabaritos que banaliza muitas certificações.

No entanto, na maioria dos casos a certificação serve para lhe diferenciar em processos seletivos, e no caso do Magento também para ser encontrado por recrutadores e possíveis clientes no diretório Magento.

Além disso, ao estudar para uma certificação, você aprenderá sobre assuntos diversos que nem sempre fazem parte do seu dia a dia, e que abrirão portas para encontrar soluções melhores para desafios futuros.

Por fim, a certificação ajuda o profissional a ser mais valorizado pelo mercado. Pode ser o empurrãozinho que faltava na hora de pedir aquele aumento, afinal, temos muito poucos profissionais certificados em Magento no Brasil.

Tipos de certificação Magento: qual escolher?

No momento que escrevo este artigo (Dez/17), existem 5 tipos de certificação Magento, sendo 4 delas para Magento 1.x e outra para Magento 2 e são divididas em 4 tipos:

  • Magento Solution Specialist – abrange funcionalidades da ferramenta, padrões de certificação, regras de negócios e tudo o que é possível fazer com a ferramenta. No momento é a única certificação que está disponível para as duas versões do Magento. Ideal para profissionais de negócios, e não requer conhecimento de programação para obter.
  • Magento Front End Developer – abrange todas as áreas de desenvolvimento front end Magento. Desde Layout XML, hierarquia de temas, até JS e CSS. Costumo dizer que esta é a porta de entrada para quem já conhece e desenvolve para Magento e quer “sentir” como é a prova técnica. É a mais fácil depois da Solution Specialist.
  • Magento Certified Developer – nesta já é necessário conhecimentos de front end e também de backend, criação de módulos, entendimento sobre collections, módulos de frete, entre outros.
  • Magento Certified Developer Plus – este é a certificação mais completa de um profissional Magento. Além do desenvolvimento backend, o aluno ainda é desafiado com questões complexas (challenge questions) misturadas no meio do exame, além de necessitar ter conhecimento sobre os módulos do Magento Commerce (versão paga do Magento). Ideal para quem já trabalha com Magento há um longo tempo e que teve vivência com a versão paga do Magento.

Onde estudar?

Se você é um Magenteiro cadastrado na Newsletter, já recebe dicas de desenvolvimento e de funcionalidades todas as terças-feiras. Você pode se inscrever no box à direita, e ainda receber um livro de presente, ou através do form no final deste artigo.

Veja onde obter mais material de estudo para cada tipo de teste.

Solution Specialist Magento 1

Magento Solution Specialist

Se você quer tirar a primeira certificação para Magento 1, veja algumas dicas:

Front End

Magento Certified Front End Developer

Developer e Developer Plus

Magento Certified Developer Plus

Desconto no curso de Front End

Receba em seu e-mail um cupom de 50% para o curso de Front End, baseado no guia de certificação Magento.

Foto principal por Matese Fields no Unsplash.
Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos:
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/certificacao-magento-material-de-estudo/"]