Cursos Magento

Recuperação de pedidos negados no Magento 1

, ,

Atualizado em 09 de outubro de 2018

No e-commerce eventualmente pedidos são negados pelas operadoras de cartão, pelos bancos, facilitador, anti fraude ou qualquer outra ponta envolvida na operação de pagamento.

Os motivos para se ter um pedido negado são os mais variados. Desde um simples código de segurança ou data de validade de um cartão informada incorretamente, até  uma negação indevida pelo sistema anti fraude do meio de pagamento.

Recuperação de pedidos

Recuperar pedidos deste tipo se tornou um negócio lucrativo para algumas empresas especializadas. No entanto, usuários do módulo PagSeguro Transparente para Magento 1.x (junto com o módulo PRO – gratuito), agora contam com a recuperação automática de pedidos negados.

A partir da versão 3.7 e 3.3 do módulo principal e módulo pro, respectivamente – lançados nesta sexta-feira – agora é possível recuperar pedidos feitos com cartão de crédito de forma nativa.

Como funciona?

Ao ter um pedido negado com cartão de crédito (usando PagSeguro), o módulo envia um e-mail para o cliente informando que algo deu errado e oferece um link de retentativa. Enquanto isso, o pedido fica com status Pendente, até que o prazo para retentativa – configurado no módulo – se encerre.

Ao clicar no link de retentativa, o cliente é enviado para o site do PagSeguro, onde pode pagar com Cartão de crédito, saldo PagSeguro e – opcionalmente – com boleto ou débito.

Como mostrado no vídeo, você pode ainda customizar o template do e-mail de retentativa enviado para o cliente (6:47).

Demonstração

Configurações da retentativa de pedido

Além do vídeo acima, você pode testar por conta própria em seu ambiente local ou mesmo na loja exemplo.

Caso opte por testar na loja exemplo, você precisará configurar uma chave de API para disparo de e-mails no admin da loja. Neste caso, precisará ir em Sistema>Configuração>Geral>MailGun configuration e informar uma chave de API do serviço de disparo Mailgun. E também ativar o recurso em Formas de Pagamento > PagSeguro – Retentativa.

 

Sobre o módulo PagSeguro Transparente

O projeto PagSeguro Transparente para Magento surgiu em 2014 e foi uma das minhas primeiras contribuições para o mundo Magento.

Uma central de ajuda está disponível para tirar suas dúvidas sobre o módulo nas principais questões. Parte do valor arrecadado com os modelos PRO e de Aplicação (em parceria com o PagSeguro) são revertidos para instituições, projetos open source e outros projetos online. Saiba mais aqui. O suporte é uma cortesia oferecida gratuitamente em meu tempo livre para todos os usuários.

E graças a uma parceria com o PagSeguro, desde 2015 lojistas e empreendedores podem usar o módulo PRO e ainda reduzir as tarifas pagas no PagSeguro sem deixar de ajudar o projeto.

O módulo PagSeguro Transparente é usado em mais de 12 mil lojas pelo Brasil, mais de 2800 pessoas já foram atendidas pelo suporte gratuito e mais de 27 ONGs, e iniciativas já foram beneficiadas com os frutos do projeto.

Referências sobre a recuperação de pedidos

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/recuperacao-de-pedidos-negados-no-magento-1/"]