Cursos Magento

Magento 2: 2 dicas para acelerar seu ambiente de desenvolvimento

,

17 de julho de 2018

A maioria dos desenvolvedores experientes se assusta com performance do Magento 2 no ambiente local de desenvolvimento.

Como mostrado aqui no Magenteiro anteriormente, o Magento 2 com XDebug em um ambiente local é terrivelmente mais lento que um ambiente com Magento 1, mesmo que com a metade de memória Ram.

E como prometido, hoje vou compartilhar algumas considerações que podem ajudar bastante você na hora de desenvolver para Magento 2.

Desabilitar XDebug

O XDebug é uma ferramente extremamente útil para debugar códigos PHP de qualquer espécie. No entanto, quando habilitada afeta drasticamente o carregamento de uma loja Magento 2 em ambiente local. Veja só a performance da loja do curso de Magento 2 com Sample data:

Magento 2.2.4 + 4Gb Ram + PHP 7.1.12 (MAMP Pro c/ Apache s/ opcache)

Página de categoria após limpeza de cache (cache:clean)
Com XDebug:
 30.87s
Sem XDebug: 22.24s

Mesmo que você não esteja com o XDebug ativo, se a extensão for carregada a performance da loja é significantemente afetada.

É importante ressaltar que nos testes realizados anteriormente o Magento usado era o 2.2.2 e não o 2.2.4. Pude perceber mudanças significativas de performance no ambiente de desenvolvimento. Portanto, se você puder, atualize seu Magento.

Redis

O Redis com Magento 2 permite que coloquemos dados de sessão e de cache salvos direto em memória, ao invés de salvar no disco (padrão) ou em banco de dados. E isso faz muita diferença.

A instalação do Redis em si é bastante simples e fácil de ser encontrada na internet. Uma vez instalado, basta digitar redis-server para iniciar o servidor no ambiente local.

A configuração do Redis no Magento é bastante simples e pode ser feita direto no arquivo app/etc/env.php do seu Magento, da seguinte forma:

Magento Cache com Redis

Adicione o bloco abaixo antes da linha 'cache_types' no app/etc/env.php:

Nossa página de referência agora com Redis Cache: 20.96s.

No segundo load: 7.25s

Magento Session com Redis

Dentro do array 'session', adicione o trecho/array abaixo antes ou após a linha 'save'=>'files' e mude  o valor 'files' para 'redis':

 

Validando

E para ter certeza que está tudo certo:

  • Entramos no nosso redis com o comando redis-cli
  • Selecionamos um database (2, 3 ou 4 como nosso exemplo): select 2
  • Vemos se há valores salvos lá: keys *

 

Essas e outras dicas você encontra no Curso de Magento 2 do Magenteiro. Te espero lá.

Ricardo Martins

Desenvolvedor web há mais de 15 anos, desde 2011 totalmente especializado em Magento, ajudo na criação de conteúdo, e cursos online sobre Magento - hoje com mais de 7000 alunos de 97 países - e criador do módulo PagSeguro Transparente para Magento, usado em mais de 12 mil lojas.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)

Comentários