Cursos Magento

Instalando o Magento 2: rápido e fácil

, ,

29 de maio de 2018

Instalar o Magento 2 pode ser algo bem confuso para quem está acostumado a baixar softwares open source php, pois ele possuí várias formas de ser instalado. Você pode fazer download da versão do github, baixar o pacote compactado, baixar um wizard de instalação, usar scripts de instalação oferecidos pela empresa de hospedagem, ou via composer.

Instalando Magento via composer: a melhor opção

Embora seja tentador baixar o pacote do Magento no github, esta versão possuí uma estrutura de pastas diferente e só é recomendada para quem quer contribuir com o código do Magento 2. Ou seja, se você quer desenvolver módulos, temas, traduções, ou criar uma nova loja, ela não é a opção ideal pra você.

Com o Composer, você pode facilmente atualizar a versão do Magento, dos seus módulos, e o principal: de suas dependências.

Pré-requisitos

Em um ambiente de produção, você precisará:

  • Servidor Linux como RedHat Enterprise Linux (THEL), CentOs, Ubuntu, Debian ou qualquer distribuição Linux popular.
  • Pelo menos 2 GB de memória RAM, ou memória Swap caso não tenha 2GB (pouco recomendado)
  • Servidor Web
    • Apache 2.2 ou 2.4 com as extensões mod_rewrite e mod_version.
    • ou nginx 1.x
  • Banco de dados MySQL 5.6 ou 5.7
  • PHP 7.0.2, 7.0.4, 7.0.6-7.0.x ou 7.1.x (recomendado 7.1.x para Magento 2.2.x ou superior) com as seguintes extensões:
  • Composer atualizado

A lista de requisitos atualizada pode ser obtida em https://devdocs.magento.com/guides/v2.2/install-gde/system-requirements-tech.html.

Instalando Magento 2 com Composer

Você poderá conferir este tutorial em vídeo com explicações detalhadas no Curso de Magento 2, além deste e outros comandos úteis na apostila do curso.

1. Obtendo as credenciais

Antes de iniciar, você precisará de um login e senha que será pedido no primeiro passo da instalação. Este login é obtido acessando sua conta no Magento Marketplace > clicando em My Profile no canto superior direito > e depois em Access Keys

 

 

 

 

 

 

 

Após criar uma nova access key, ela será exibida nesta mesma página.Login e senha usados na instalação do Magento 2

 

 

 

 

Sua public key e private key serão seu login e senha no próximo passo.

2. Pegando arquivos do composer do Magento 2

O próximo passo será logar no SSH/Terminal do seu servidor, ou ambiente local e digitar o seguinte comando:

composer create-project --repository-url=https://repo.magento.com/ magento/project-community-edition pastamagento2

Substitua o último parâmetro pelo caminho onde deseja instalar o seu Magento 2.

Em seguida o composer pedirá as credenciais de usuário e senha que gerou no passo anterior e lhe dará a opção de salvar ou não as credenciais para uso futuro.

3. Crie uma base de dados e um usuário

Usando phpMyAdmin ou linha de comando, crie uma nova base de dados e um usuário com acesso total a esta base.

Teste se o acesso está funcionando digitando mysql -h [host do banco] -u[login] -p[senha] -D [nome da base] (atenção aos espaços).

4. Instalando o Magento com um comando

Antes de seguir, lembre-se de dar permissão de execução ao arquivo magento ( chmod +x bin/magento).

Nada de wizards demorados. Agora podemos instalar o Magento 2 com apenas um comando.

Você pode fazer isso de modo interativo (chato) digitando bin/magento setup:install -i.

Ou no modo mais rápido, onde você digita apenas um comando com todos os parâmetros e já tem tudo pronto: modo automático: bin/magento setup:install --backend-frontname=CAMINHO_URL_ADMIN --db-name=NOME_BASE --db-user=USERNAME_DB --db-password=SENHA_DB --admin-user=ADMIN_LOGIN --admin-password=ADMIN_SENHA --admin-email="ADMIN_EMAIL" --admin-firstname=ADMIN_NOME --admin-lastname=ADMIN_SOBRENOME --currency=MOEDA session-save=SESSIONOPTION

Basta substituir todos os parâmetros em caixa alta pelos parâmetros que você desejar. Por exemplo:

bin/magento setup:install --backend-frontname=admin --db-name=magento2curso --db-user=magento2curso --db-password=magento2curso --db-host=localhost:3306 --admin-user=magenteiro --admin-password=aluno123 --admin-email="aluno@magenteiro.com" --admin-firstname=Aluno --admin-lastname=Magenteiro --currency=BRL --session-save=files

 

Prontinho. Sua loja já está pronta para ser acessada. O URL da loja você pode configurar depois no seu painel administrativo, e o admin pode ser acessado no caminho especificado em CAMINHO_URL_ADMIN.

Lembre-se de apontar o caminho da pasta pública do seu servidor web para [pastamagento]/pub, e de ajustar o modo desenvolvedor ou produção com o comando bin/magento deploy:mode:set [production ou developer].

 

E aí? Gostou do tutorial? Ele faz parte do curso de Magento 2 do Magenteiro. Lá eu mostro também as principais diferenças entre a versão github, estrutura de pastas, como criar e customizar componentes e muito mais. Além disso você ainda ganha acesso ao grupo secreto de desenvolvedores no Facebook, onde nos ajudamos diariamente com dicas, oportunidades e novos conteúdos.

Vejo você lá. 😉

 

Fique por dentro das novidades semanais e conteúdos exclusivos sobre Magento colocando seu e-mail na caixa ao lado.

Confira outros artigos e vídeos sobre Magento 2 ou Magento 1 aqui no Magenteiro.

Ricardo Martins

Desenvolvedor web há mais de 15 anos, desde 2011 totalmente especializado em Magento, ajudo na criação de conteúdo, e cursos online sobre Magento - hoje com mais de 7000 alunos de 97 países - e criador do módulo PagSeguro Transparente para Magento, usado em mais de 12 mil lojas.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)

Assuntos: | |
Comentários