Cursos Magento

Linhas de endereço amigáveis no Magento 2 (com módulo)

,

29 de janeiro de 2019

Este artigo foi inspirado em uma pergunta feita no grupo secreto dos alunos do curso de Magento 2 do Magenteiro. O módulo final está disponível no fim do artigo.

Assim como no Magento 1, as linhas de endereço nativos do Magento 2 podem ser configuráveis.

Em  Store>Configurations>Customers>Configurations>Name and address options  você pode alterar o número de linhas do endereço, para suportar complemento e bairro.

Configuração de linhas de endereço Magento 2

Estes atributos de endereço são muito comuns em lojas brasileiras, sendo o “complemento” obrigatório na maioria dos meios de pagamento.

Por padrão, somente 2 linhas de endereço são exibidas e sem nenhuma informação. Idealmente, alteramos o valor acima pra 4.

Atributos de endereço no Magento 2

 

 

 

 

A customização dos labels e validações no Magento 2 são feitas através da criação de uma classe do tipo Plugin. Ela deverá alterar a saída o método process da classe Magento\Checkout\Block\Checkout\LayoutProcessor.

Desta forma, o cliente poderá ter uma experiência mais amigável ao preencher os dados de endereço.

Campos de endereço com descrição no Magento 2

Como implementar os labels de endereço?

Assumindo que você já criou um módulo base para Magento 2, e alterou as configurações para 4 linhas, vamos então criar um Plugin.

Para fazer isso, crie dentro da pasta do módulo os seguintes arquivos:

 

E depois basta criar o csv com as traduções dos Labels na pasta i18n/pt_BR.csv do seu módulo.

Altere Vendor e ModuleName para os nomes do seu respectivo módulo, e revise as alterações para ficar do jeito que você quer.

Dá pra ser mais fácil?

Dá sim. Eu criei um módulo com esta solução, já incluindo os arquivos de tradução e publiquei no nosso grupo secreto. Você pode se inscrever no curso de Magento 2 para ter acesso a esse e outros materiais, ou fazer download só deste módulo aqui mesmo.

Para receber o módulo pronto, preencha seu nome e e-mail abaixo. Você receberá o módulo Magenteiro_StreetLines em até 15 minutos, e passará a receber as novidades de cursos e artigos exclusivos do Magenteiro. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

 

Grande abraço e até a próxima.

 

Tanto este artigo como o módulo disponível aqui foram inspirados na solução do Eduardo Dias, publicada no StackExchange com algumas modificações.

Ricardo Martins

Desenvolvedor web há mais de 15 anos, desde 2011 totalmente especializado em Magento, ajudo na criação de conteúdo, e cursos online sobre Magento - hoje com mais de 7000 alunos de 97 países - e criador do módulo PagSeguro Transparente para Magento, usado em mais de 12 mil lojas.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)

Assuntos: |
Comentários