Cursos Magento

Magento 2 + Docker no Mac e Linux

,

Publicado em 24 de outubro de 2017

Há vários meses eu havia criado uma imagem Docker para Linux e ela estava funcionando muito bem para mim e para outros desenvolvedores da equipe, mas para quem usava Mac não funcionava muito bem por causa da lentidão causada pelo compartilhamento de pastas entre o Container e o Host.

Confira o vídeo demonstrativo do Docker + Magento 2

Desde então o Gabriel Queiroz entrou na equipe da Redstage e criou uma imagem usando Nginx. Ele descobriu como resolver o problema usando Docker-sync para Mac. Por causa de praticidade no desenvolvimento eu prefiro Apache para desenvolver e Nginx para produção. Inspirado na imagem dele eu criei a versão em Apache onde, apenas com um comando CURL você pode instalar no seu Mac ou Linux, sendo que ele já faz a verificação de qual é o seu OS e cria a imagem.

Url do Projeto Docker para Magento 2: https://github.com/clean-docker/Magento2

Hoje mais de 1.000 desenvolvedores já estão usando a imagem, que vem com Apache 2.4 + PHP 7.0 + OPCache + MariaDB + N98 Magerun 2 + XDebug + Redis. Ao instalar os requerimentos que são Docker e Docker-compose ( no Mac também tem Docker-sync) você vai contar com um cliente de email local na porta 8025 e o PHPMyAdmin na porta 8080, além de features para se acessar fora do container como ./grunt, ./n98, ./magento, ./composer e outras que podem ser conferidas no Github da imagem do projeto.

O propósito dessa imagem é facilitar o uso de qualquer desenvolvedor que queira começar a usar Docker.

Qual imagem você usa hoje? Conta pra mim aqui nos comentários para melhorarmos essa ainda mais 😉

E se testar essa Windows deixe seu feedback também para sabermos se funciona bem.

Referência: Blog Magento Meetup SP – Artigo do Rafael Gomes

Rafael Corrêa Gomes
Últimos posts por Rafael Corrêa Gomes (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/magento-2-docker-no-mac-e-linux/"]