Cursos Magento

Magento 2 + Docker no Mac e Linux

,

24 de outubro de 2017

Há vários meses eu havia criado uma imagem Docker para Linux e ela estava funcionando muito bem para mim e para outros desenvolvedores da equipe, mas para quem usava Mac não funcionava muito bem por causa da lentidão causada pelo compartilhamento de pastas entre o Container e o Host.

Confira o vídeo demonstrativo do Docker + Magento 2

Desde então o Gabriel Queiroz entrou na equipe da Redstage e criou uma imagem usando Nginx. Ele descobriu como resolver o problema usando Docker-sync para Mac. Por causa de praticidade no desenvolvimento eu prefiro Apache para desenvolver e Nginx para produção. Inspirado na imagem dele eu criei a versão em Apache onde, apenas com um comando CURL você pode instalar no seu Mac ou Linux, sendo que ele já faz a verificação de qual é o seu OS e cria a imagem.

Url do Projeto Docker para Magento 2: https://github.com/clean-docker/Magento2

Hoje mais de 1.000 desenvolvedores já estão usando a imagem, que vem com Apache 2.4 + PHP 7.0 + OPCache + MariaDB + N98 Magerun 2 + XDebug + Redis. Ao instalar os requerimentos que são Docker e Docker-compose ( no Mac também tem Docker-sync) você vai contar com um cliente de email local na porta 8025 e o PHPMyAdmin na porta 8080, além de features para se acessar fora do container como ./grunt, ./n98, ./magento, ./composer e outras que podem ser conferidas no Github da imagem do projeto.

O propósito dessa imagem é facilitar o uso de qualquer desenvolvedor que queira começar a usar Docker.

Qual imagem você usa hoje? Conta pra mim aqui nos comentários para melhorarmos essa ainda mais 😉

E se testar essa Windows deixe seu feedback também para sabermos se funciona bem.

Referência: Blog Magento Meetup SP – Artigo do Rafael Gomes

Rafael Corrêa Gomes

Rafael Corrêa Gomes

Sr. Software Engineer em Redstage Magento Partner
Parte do Core Team do Magento 2, um dos organizadores do primeiro Meetup Magento oficial da América do Sul, 3 certificações Magento, mais de 15500 desenvolvedores Magento usando suas ferramentas, além de contribuir para projetos open source de empresas como Google, Facebook, Github, Twitter e etc..
Rafael Corrêa Gomes

Últimos posts por Rafael Corrêa Gomes (exibir todos)

Comentários