Cursos Magento

17 dúvidas comuns sobre os cursos Magento do Magenteiro em 2018

Publicado em 25 de dezembro de 2018

Com tantos artigos e cursos sobre Magento 1 e Magento 2, é natural que muita gente fique confusa sobre por onde começar.

Neste artigo listarei algumas das principais perguntas que recebi de potenciais alunos do Magenteiro ao longo do último semestre de 2018. Vamos lá?

1. Nunca desenvolvi para a plataforma, em nenhuma das versões. Posso fazer o curso mesmo assim ou é necessário um conhecimento prévio das outras versões?

Muita coisa mudou no Magento 2. No entanto, muitos conceitos estruturais permanecem os mesmos.

Saber Magento 1 não é um pré-requisito, mas pode ajudá-lo(a) a entender o Magento 2.

2. Aprender Magento 1 ainda vale a pena ou devo fazer aprender logo Magento 2?

Esta é uma resposta que ficará defasada em um ano ou dois, mas vou responder aqui. Cheguei até a escrever um artigo completo sobre isso.

A resposta dependerá muito do seu objetivo:

Quero montar uma loja rapidamente para um projeto de curto prazo

Neste caso, recomendo que vá com Magento 1 e aprenda sobre a plataforma. O Magento 1 é mais estável, já está consolidado, com menos bugs. Além disso, você encontrará muito mais material e módulos e temas que lhe ajudarão a lançar sua loja mais rapidamente.

Mas tenha em mente que o Magento 1 será descontinuado em 2020 e a tendência é que o Magento 2 melhore bastante até lá.

Quero trabalhar como desenvolvedor Magento

Como comentei neste artigo, vejo muitas oportunidades no mercado. Aqueles que dominam Magento 1 poderão continuar dando manutenção e criando customizações em lojas deste tipo pelo menos até 2022, principalmente com o fim do suporte oficial da Magento. A migração ainda não é algo fácil para todas as lojas, e grandes operações ainda precisarão deste tipo de profissional por um bom tempo.

No entanto, se você busca oportunidades no mercado nacional e internacional, aprender Magento 2 lhe abrirá muitas portas. Agências e empresas de todo mundo estão buscando profissionais qualificados na nova versão. A curva de aprendizado não é fácil, mas quem se dedicar a entender e aprender colherá bons frutos, inclusive financeiros.

A carência por módulos, serviços e profissionais experientes fazem do Magento 2 um oceano azul em qualquer direção que você queira seguir.

Quero montar uma loja Magento em um projeto de longo prazo

Neste caso, aprenda Magento 2. A mão de obra especializada ainda é cara e escassa, mas isso tende a melhorar. Da mesma forma com relação a bugs e materiais disponíveis sobre a nova versão. A documentação do Magento 2 está bem melhor que o Magento 1, e a abertura à contribuições da comunidade tem feito a nova versão evoluir rapidamente.

Você eventualmente encontrará bugs em recursos nativos, e ausência de módulos de qualidade para alguns tipos de funcionalidades. Isso tomará um tempo extra para correções e torna um projeto em Magento 2 mais lento para se desenvolver e com data de término nem sempre previsível.

 

3. Quero montar uma loja Magento. Por onde começo?

Você pode começar pelo curso Magento para Lojistas e Empreendedores, onde mostro o passo a passo de como instalar e configurar uma loja Magento, como usar o painel administrativo, configurar meios de pagamento, cálculo de frete e até registrar o domínio da sua loja. No entanto, este curso é apenas para Magento 1 (por enquanto).

4. Sou desenvolvedor Java. Posso começar o curso de Magento 2?

Talvez. Todos os cursos de desenvolvimento para Magento 1 ou 2 do Magenteiro exigem conhecimento básico de PHP, XML, e desenvolvimento web em geral.

5. Estava pensando em fazer o curso de Magento 2. Ele é indicado para iniciantes em Magento?

Sim, desde que você entenda de desenvolvimento web e tenha conhecimento básico de PHP e XML. Neste curso você não aprenderá a gerenciar uma loja Magento 2, mas sim como realizar customizações em nível de código. Um curso com este propósito deve ser lançado no próximo ano. 😉

6. Estou em dúvida se começo pelo curso de Magento 2 ou se indo pelo 1.9 primeiro a curva de aprendizado é mais tranquila

O curso de backend (ou mesmo de front end) de Magento 1 sem dúvida é mais “tranquilo” que o de Magento 2. Mas como mencionado na segunda pergunta, tudo vai depender do seu objetivo.

7. Quero aprender tudo sobre Magento 1. Por onde começo? Não tenho experiência alguma.

Siga nesta ordem:

  1. Magento para Lojistas e Empreendedores – você aprenderá como instalar e configurar uma loja Magento do começo ao fim, além de se familiarizar com o painel administrativo e alguns termos. Este foi o primeiro curso que gravei na vida, mas ainda faz muito sucesso.
  2. Desenvolvimento Front End (com bootstrap) – aprender front end é uma boa forma de começar a se especializar e entender como o Magento funciona “programaticamente” falando. Neste curso você também aprenderá como transformar um tema feito em Bootstrap 4 em um tema Magento. Este é um dos cursos mais populares, tendo sido eleito o melhor curso de e-commerce em 2018.
  3. Criação de módulos e desenvolvimento Backend – ideal para quem quer aprender a desenvolver e criar módulos para Magento 1. É um dos melhores e mais completos cursos Magento que já criei. Vale a pena conferir a grade dele. Além disso, ainda temos um grupo secreto de desenvolvedores no Facebook, onde trocamos muitas experiências.

8. Gostaria de saber se existe a possibilidade da volta do curso de RequireJS para Magento 2.

Todos os cursos de desenvolvimento para Magento do Magenteiro possuem vagas limitadas. Isto ocorre para que eu consiga dar atenção a todos nos grupos secretos dos cursos de Magento 1 e 2. No entanto geralmente os cursos voltam a ficar disponíveis quando a demanda termina. Veja o de RequireJS aqui.

9. Você emite Nota Fiscal?

O Magenteiro é uma empresa com sede na Austrália (onde moro). Portanto, apenas uma fatura é emitida, e o IOF (0,38%) já está incluído no valor de todos os cursos.

Se você precisar de uma invoice(fatura) específica com o ABN (CNPJ na Austrália), é só pedir. Também posso emitir a invoice via PayPal Internacional se preferir.

10. Sou totalmente iniciante em magento, possuo alguma bagagem em PHP. Gostaria de saber qual a ordem dos cursos. Gostaria também saber se é possível resolver dúvidas dentro do curso.

Isso dependerá do seu objetivo com Magento. Desta vez, falando em Magento 2, siga nesta ordem:

  1. Magento 2: O curso – você aprenderá a criar módulos para Magento 2, entenderá a estrutura de pastas, plugins, observers, e muito mais. Novos conteúdos devem ser adicionados ao curso.
  2. RequireJS e JavaScript para Magento 2 – você aprenderá os fundamentos de JavaScript para Magento 2. O curso é com Vinai Kopp – um dos instrutores mais certificados do mundo.

Hoje temos 2 grupos secretos onde eu e outros alunos respondem às principais dúvidas. Um grupo é focado em Magento 1 e outro em Magento 2. Ao se inscrever em um curso de desenvolvimento, um link para o grupo é enviado para seu e-mail.

11. Sou programador PHP e preciso criar um módulo de ___. O curso ___ me ajuda nesta tarefa?

Os cursos de desenvolvimento (Magento 1 ou Magento 2) possuem módulos que são criados durante as aulas e que ficam disponíveis para os alunos. No entanto, de forma geral, os cursos são construídos para ajudá-lo a customizar e construir qualquer tipo de módulo.

Eventualmente um aluno pergunta algo específico e eu ou os próprios alunos respondem apontando as aulas que ele deve assistir para atingir tais objetivos. Consulte a grade de aulas de cada curso para ver se está no curso ideal.

12. Todas aulas são online? Existe algum tipo de prova antes da certificação?

Sim, todas as aulas de Magento do Magenteiro são online e ficam disponíveis na área do aluno.

Não há prova para obter a certificação. No entanto, é preciso ter assistido 85% das aulas para emitir o certificado de conclusão.

A duração de cada curso está especificada na página de cada curso.

13. Tenho uma integração Magento para fazer. Qual curso me ajudaria?

No curso de backend para Magento 1 explico como usar as APIs do Magento (exemplos de uso da API do Magento 1), e como customizar e estender a API Soap. Desta forma, você poderia ter o Magento como lado passivo na sua integração. Temos uma seção inteira só falando de APIs Soap. Além disso, neste curso também vemos como criar um módulo de integração ativo, com fila e tarefas agendadas.

Já no curso de Magento 2, veremos como fazer uma integração de estoque onde o Magento é o lado ativo.

14. Vi um panfleto do Magenteiro no Meet Magento. Sou lojista há _ anos e sempre contratei freelancers para me ajudar. O curso de backend pode me ajudar, sendo que tenho apenas conhecimentos básicos?

O Magenteiro foi apoiador do Meet Magento 2018 e muitos lojistas nesta mesma situação querem ter mais controle sobre a qualidade dos trabalhos de seus freelancers. Em outros casos querem assumir alguns destes desenvolvimentos.

O curso Criação de módulos e desenvolvimento backend ajudará qualquer pessoa com conhecimento básico em PHP a atingir este objetivo. No caso de lojistas experientes, o curso se torna ainda mais ideal, pois o lojista já conhece o funcionamento e os recursos da plataforma. Além disso, falo muito sobre boas práticas sobre desenvolvimento em todos os cursos, e dou dicas importantes para lojistas e desenvolvedores.

Não pense duas vezes. Este curso é pra você.

15. Pode me dar um desconto?

Se você está inscrito na newsletter do Magenteiro e recebe artigos semanais, eventualmente divulgo algum cupom.

Se você é um caçador de descontos e cupons, saiba que os melhores descontos de qualquer curso no Magenteiro são enviados na semana de lançamento de um novo curso, e melhores descontos são enviados para ex-alunos. Se é aluno de um dos meus cursos em outras plataformas, também encontrará descontos nas últimas aulas destes cursos.

Além disso, existe também o programa de afiliados do Magenteiro, que lhe premia em 30% do valor pago pela inscrição de qualquer pessoa que você indicar para um dos cursos. Você pode pagar o seu investimento e ainda lucrar com isso. Você não precisa ser aluno para participar.

16. Estou interessado(a) no curso ___, mas não sei se conseguirei acompanhar.

Todos os cursos do Magenteiro possuem a garantia de arrependimento de até 14 dias.

Isto quer dizer que se em até 14 dias você perceber que o curso não era pra você por qualquer motivo, basta entrar em contato e um reembolso total será feito pra você.
Note que você não poderá se inscrever novamente no mesmo curso.

Sem ressentimentos. Continuaremos amigos. ♥

17. Preciso realizar uma customização/criação de módulo/criação de loja. Você pode fazer/orçar isso pra mim?

Atualmente não presto consultoria nem serviços como freelancer. Estou focado na criação de conteúdo e cursos para ajudar aqueles que querem aprender e fazer.

No entanto, se você tem uma oportunidade, envie pra mim e eu publicarei nos grupos secretos de alunos. Tanto no grupo de Magento 1 como no de Magento 2, temos um álbum com oportunidades. Lembre-se de mencionar as condições da contratação do profissional/empresa que busca, e formas de contato.

Se você já é aluno e faz parte de um dos nossos grupos, fique à vontade para publicar quando quiser.

 

E aí? Qual o seu próximo curso?

Se você ainda não faz parte desta família de Magenteiros, espero vê-lo(a) em um dos cursos por aqui.

 

Informe seu e-mail abaixo e receba um cupom de 10% para qualquer curso Magenteiro. Você também ficará por dentro dos artigos semanais e de novos lançamentos de futuros cursos.

Seu e-mail não será compartilhado com ninguém e você pode cancelar o recebimento a qualquer momento clicando no link ao final de cada e-mail.

 

Te vejo nos grupos!

Grande abraço,
Ricardo Martins

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/17-duvidas-cursos-magento/"]