Cursos Magento

Aprender Magento 1 ainda vale a pena com a chegada do Magento 2?

, ,

Atualizado em 13 de janeiro de 2020

Aprender Magento 1 ainda vale a pena? A primeira versão do Magento 2 (2.0.0) foi lançada há mais de 4 anos, em 17 de Novembro de 2015, e apesar de todos os esforços da Magento em enterrar de vez o Magento 1, ele ainda é o mais usado no mundo, e principalmente no Brasil. Mas isso não será sempre assim.
Como comentado neste post, em Setembro de 2017 a Magento enterrou o Magento Connect e com ele mais de 10 mil módulos disponíveis para Magento 1. Além também de anunciarem o fim do suporte para Magento 1, adiado para o final de 2018, e depois para meados de 2020.

Estamos atrasados

Ao começar a pesquisar pra valer e aprender mais sobre Magento 2 no começo do ano passado, percebi que estou (estamos) um “pouquinho” atrasado no aprendizado. Senti um isso pois muitos artigos que li nos últimos 12 meses datam de mais de 2 anos (2014, 2015) atrás, já falando sobre customizações, correções e evolução do Magento 2 – ainda que em versões -dev.

No entanto, mesmo enquanto estava no Brasil (até Maio/17), o discurso de vendas ainda era a favor da versão 1.x. Afinal quase ninguém mexia com Magento 2 no Brasil. Mas isso está mudando, e muito rapidamente. Cada vez mais vejo dúvidas e materiais novos sobre Magento 2 nos grupos brasileiros.

Grandes mudanças no Magento 2

O Magento 2 trouxe grandes mudanças na forma como se escreve módulos, temas e como personalizamos o Magento de uma forma geral.
As superficiais todos nós já ouvimos por aí (certo?): sai prototype e entra jQuery; agora tem symfony no meio; não tem mais codePools, e por aí vai. (Veja 8 coisas que o desenvolvedor deve saber de Magento 2)

Para os desenvolvedores front end, as mudanças são ainda maiores e mais complexas, envolvendo KnockoutJS, e uma api de usabilidade (magento-ui) que pode ser modificada e estendida de todas as formas possíveis e imagináveis, e que funciona de forma ainda mais louca diferente no checkout.

O que não mudou (muito)

No entanto, muitos conceitos e aprendizados do Magento 1 ainda são os mesmos e entender sobre eles ajuda (e muito) no aprendizado e entendimento do Magento 2. Entre os que consigo lembrar, posso listar:

  • LayoutXML: o conceito de atualização de partes via XML ainda é o mesmo, embora muitas melhorias e uso massivo de XSD’s para facilitar a vida já estão presentes no M2
  • Blocks, Helpers e Controllers: todos com suas devidas mudanças, mas o conceito ainda permanece e a responsabilidade de cada um não foi alterada
  • Responsabilidade dos módulos: a maioria dos módulos do core foram reescritos para comportar os Namespasces e uma arquitetura voltada a contratos de serviço e outras patterns, porém, quem está familiarizado com os módulos do core do Magento 1, facilmente saberá onde encontrar o que procura nos módulos do core do M2.
  • Design pools: adminhtml e frontend continuam aí
  • Composer: pra quem já usava composer no Magento 1, já estará um passo a frente na familiarização com M2
  • Terminal: pra quem já usava n98, wiz e outras ferramentas de linha de comando pra facilitar a vida não vai adorar o M2, linha de comando é indispensável no Magento 2 com o bin/magento.

Além disso, sempre surge um efeito déjà vu em uma classe ou outra. Quem já surfa no Magento 1 com certeza tem um pezinho na frente deste aprendizado.

Ainda vale a pena aprender Magento 1?

Eis a pergunta de 1 milhão de dólares deste post.

Se eu quisesse ser ser parcial nesta resposta, diria “sim, e faça meu curso de criação de módulos para Magento 1“.

Mas apesar de ter alguns alunos experientes em Magento 2 no meu curso de M1 encontrando outras semelhanças, acho que esta pergunta merece mais de uma resposta.

Você é desenvolvedor, lojista ou agência?

Se você é um desenvolvedor, existe um mar de oportunidades independente da sua decisão. Se você pretende trabalhar por conta própria, ainda haverá lojas Magento 1 demandando módulos, integração e principalmente suporte por um longo tempo. E se pretende trabalhar para alguma empresa especializada em Magento, a maioria (se não todas) destas agências terão clientes com Magento 1 em sua carteira, e estão dispostas a investir no aprendizado do desenvolvedor (como aconteceu comigo quando mudei para Austrália) para aprender Magento 2.

Além disso, como desenvolvedor você pode criar soluções e módulos para Magento de qualquer versão. Com a extinção do Magento Connect muitos lojistas não encontram mais soluções para problemas simples que antes eram resolvidos com módulos de Magento 1 (que não migraram para o Magento Marketplace), e você pode ser a salvação, sendo recompensado por isso. Seja Magento 1 ou Magento 2, você pode vender suas extensões no Magento Marketplace ou em qualquer outro lugar.

Se você é lojista e pensa em começar uma loja, não tenho dúvidas que Magento 2 será o melhor caminho (a menos que Magento não seja pra você), por mais arenoso que possa ser neste começo. Se já tem uma loja Magento 1, prepare-se para a mudança, pois ela chegará pra você também, mais cedo ou mais tarde. No entanto, se mudar não estiver nos planos de curto prazo, conhecer e se especializar em Magento 1 ainda pode ser sua melhor estratégia para se manter no Magento 1 e segurar a onda quando novos patches não forem mais disponibilizados oficialmente.

Por fim, se você é uma agência a decisão é ainda mais difícil. Seus clientes novos e antigos cada vez mais lhe cobrarão pela versão 2, enquanto profissionais especializados na nova versão são caros e raros. Sim, o “custo Magento 2” subiu – mas isso é assunto pra outro dia.  Por outro lado, como mencionei acima ainda vejo um mercado de muitas oportunidades no Magento 1, seja no suporte ou na manutenção de lojas que não mudarão tão cedo. Como agência você deve se mover e acompanhar a evolução, mas com certeza poderá surfar em um oceano azul dando suporte e customizando Magento 1 por um bom tempo.

Como pode ver, este é um mercado de oportunidades para todos nós que sabemos como usar e customizar esse tal de Magento.

Calibre sua bússola e busque as oportunidades que melhor combinam com você.

Cursos Magento 2 (Atualizado em Jan/2020)

Alguns meses depois de ter escrito este artigo, alguns cursos de Magento 2 foram lançados aqui no Magenteiro. Eis algumas opções pra você que quer conhecer, ou já começar a desenvolver para o novo Magento.

Se você quer conhecer o Magento 2 e aprender como usar o Magento, criar produtos, entender sobre os tipos de produtos, promoções (com vários exemplos) o curso de administração para Magento 2 é ideal.

Se você quer desenvolver para Magento 2, criando módulos e realizando customizações, o Magento 2: O Curso é o mais completo curso de desenvolvimento atualmente.

Quer integrar com Magento 2? Então o curso sobre as APIs é o ponto de partida e destino final. Lá você aprenderá tudo sobre as APIs REST do Magento 2 e ainda encontrará uma centena de exemplos de chamadas.

Outros cursos

Não deixe de conferir a lista de cursos Magento disponíveis no Magenteiro. Tem sempre um curso novo, e cursos sendo atualizados por lá.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/aprender-magento-1-ainda-vale-a-pena/"]