Cursos Magento

Como atualizar o Magento 1.x de forma simples e rápida

, , ,

Atualizado em 04 de junho de 2020

Atualizar o Magento é uma tarefa que deve ser prática e fácil para todo lojista. Além disso, a loja atualizada é a forma mais eficaz de se proteger de ataques e vulnerabilidades conhecidas.

A Magento frequentemente publica correções para falhas de segurança conhecidas, além de atualizações nos recursos e funcionalidades das lojas Magento.

As correções de segurança são geralmente publicadas em pequenos patches, e também lançadas junto com uma nova versão que incluí outras atualizações de recursos.

Neste artigo veremos um passo a passo para atualizar a seu Magento para a última versão. Note que não atualizaremos do Magento 1.x para 2.x.

Leia antes de começar

  1. As alterações mostradas aqui devem ser realizadas no seu ambiente local e só então enviadas para seu ambiente de produção ou testes.
  2. Faça backup de seus arquivos (use controle de versão) e base de dados antes de começar.
  3. Algumas operações mostradas aqui podem apagar os arquivos do core do Magento dependendo de como sua loja foi configurada.
  4. Se você ou seu desenvolvedor modificou algum arquivo do core da plataforma – quebrando uma das regras de ouro nas customizações Magento –  esta alteração poderá ser perdida.
  5. Tenha certeza que executou o passo 2. 🙂

Atualizando o Magento 1 via linha de comando

Agora veremos como atualizar uma loja Magento e seus módulos via SSH, ou linha de comando. Esta é a forma mais prática e rápida de se atualizar uma loja Magento.

Na pasta da sua loja Magento, digite chmod +x mage para dar permissão de execução ao arquivo mage.

Em seguida, digite ./mage config-set preferred_state stable. Desta forma, somente versões estáveis do Magento serão usadas na atualização.

Agora vamos sincronizar os pacotes instalados com o comando ./mage sync.

Você pode conferir a lista de módulos que serão atualizados com o próximo comando, digitando ./mage list-upgrades.

E por fim, para atualizar todos os módulos, digite ./mage upgrade-all --force. Este comando pode levar cerca 20 minutos para ser executado e atualizará todos os módulos da sua loja.

Se quiser atualizar apenas os módulos do core do Magento, ou o comando acima não funcionar, use o comando ./mage install http://connect20.magentocommerce.com/community Mage_All_Latest --force.

Limpe o cache do seu Magento (rm -rf var/cache/* caso não esteja usando Redis) e execute o Magento para rodar eventuais scripts de update na base de dados.

Pronto! Você acabou de atualizar os módulos e/ou o próprio Magento de sua loja.

Usa composer?

Lembre-se: se você utiliza composer no seu Magento 1, é provável que toda atualização remova o autoloader do seu app/Mage.php. Verifique e reaplique se necessário.

Este artigo foi inspirado em uma contribuição do Rodrigo, em uma das threads do grupo de desenvolvedores Magento do Curso de Criação de Módulos para Magento 1.x.

Atualizando Magento 2

Atualizações no Magento 2 ocorrem de forma diferente, principalmente quando instalado com composer.  Esse tópico é abordado em uma das primeiras aulas do curso de Magento 2. Veja como atualizar o Magento 2 neste outro artigo.

Já a atualização de uma loja Magento 1 para Magento 2 não é tão simples como mostrei aqui. Este procedimento envolve uma série de análises de funcionalidades, customizações, e migrações de dados.

Leia também: Os 6 maiores erros de uma Loja Magento.

Fontes: https://www.siteground.com/kb/how_to_upgrade_magento/ e https://www.dwdonline.com/blog/how-to-upgrade-magento-via-ssh.html.

Imagem destaque por Gerd Altmann do Pixabay

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/como-atualizar-o-magento-1-x-de-forma-simples-e-rapida/"]