Cursos Magento

5 formas de se obter a versão do Magento 2

18 de dezembro de 2018

Muitas vezes precisamos descobrir qual a versão do Magento. Isso pode ocorrer durante o desenvolvimento de um módulo, no terminal, quando navegamos no código, ou mesmo quando estamos acessando uma loja de um possível cliente. Neste artigo mostrarei X formas de se obter a versão do Magento 2 em uma loja Magento.

Obtendo a versão via código

Podemos obter a versão do Magento com o método \Magento\Framework\App\ProductMetadataInterface::getVersion. A forma mais rápida de se fazer isso é:

Note que este não é o jeito correto caso pense em usar isso em algum código. Neste caso, você deveria utilizar injeção de dependência (tem até uma aula gratuita no curso de Magento 2).

Via linha de comando

Você pode obter a versão do Magento também via cli, com o comando bin/magento --version.

Via composer

Se você instalou seu Magento via composer, poderá ver a versão atual do Magento no arquivo composer.json ou composer.lock.

Via admin

Uma vez logado no admin, a versão do Magento é sempre exibida no rodapé. E isso vale para Magento 1 também. 🙂

Via URL

Ou do jeito mais simples de todos, acessando /magento_version no navegador.

Magento version no navegadorEste é provavelmente um jeito inseguro que expõe a versão de seu Magento para o público. Veja neste artigo como desabilitar o magento_version.

 

Conclusão

Ainda que existam várias formas de se obter a versão de uma loja Magento 2, podemos concluir que nem todas são úteis a qualquer momento.

No entanto, agora você sabe como fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer situação.

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Muitas outras você encontra no meu curso de Magento 2 aqui do Magenteiro. 😉

Te vejo no nosso grupo secreto de alunos, ok?

Até a próxima.

 

 

Imagem principal de Pixabay.

Ricardo Martins

É desenvolvedor web há 16 anos e um dos primeiros certificados pela Magento no Brasil. Instrutor de mais de 8 cursos Magento (os principais no magenteiro.com/cursos) com mais de 9 mil alunos de 100 países, é também criador do módulo PagSeguro Transparente, usado em mais de 12 mil lojas.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)

Assuntos: |
Comentários